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domingo, 19 de junho de 2016

Barra Estabilizadora e Bieletas ! - O Que são? Como Dar Manutenção? + UPGRADE!!!

Oi galera,

hoje o assunto é barra estabilizadora, mas... pra que ela serve?



Bom, a barra estabilizadora (anti-roll bar) é uma barra que liga a suspensão das duas rodas em um mesmo eixo com a função de minimizar o efeito de rolagem da carroceria e aumentar a estabilidade em altas velocidades. As bieletas são aquelas duas pecinhas à frente da barra na foto cuja função é ligar a barra às bandejas da suspensão.

O trabalho da barra estabilizadora é o seguinte:


 Conforme a foto acima, as forças ilustradas surgem durante uma curva na suspensão, porém como a a suspensão está amarrada dos dois lados pela barra, elas torcem a barra e a resistência da mesma é a que controla a rolagem da carroceria.


Manutenção da Barra Estabilizadora e Bieletas:


Então, na verdade a barra estabilizadora em si não precisa de manutenção (ok, você pode pintá-la! rs), porém as buchas do suporte e as bieletas precisam. As buchas de borracha acabam por estragar com o tempo e as bieletas podem vir a ter folga na sua parte articulada devido ao desgaste.

Vamos lá, segundo li na internet as buchas da hilux 1996 até 2005 serviriam. Aí vem o primeiro detalhe: Sim, as buchas da bieleta da hilux servem perfeitamente na bieleta original do vitarinha, mas não na versão WHEY PROTEIN delas. As buchas do suporte da barra estabilizadora encaixam perfeitamente na barra, mas não cabem no suporte.


VERSÃO WHEY PROTEIN:


Muitos de vocês devem ter ouvido falar do uso dos terminais de direção de Gol (G1 à G4) nas Trackers para resolver o problema de quebra das bieletas após o lift de suspensão.
Terminal de Direção de Gol

Portanto, esqueçam a famosa alternativa de bieleta de Civic (1996-2000), pois faremos o mesmo que as Trackers no Vitara já que a peça é bem mais robusta e o custo é baixo. Além das bieletas, você deverá comprar um jogo de buchas para suas novas bieletas, só não sei de qual carro serviria, mas aconselho mandar fazer em PU, pois hoje muitos mecânicos já as fazem na oficina. No meu caso, tive que abrir o furo no centro das buchas de Hilux que eu tinha comprado. Fora isso, leve as novas bieletas e buchas em uma casa de parafusos e compre 4 arruelas para calçar as buchas e 2 porcas para prendê-las, de preferência em inox. Para as buchas dos suportes foi relativamente fácil ajustar, bastando esmerilhar as buchas até casarem nos suportes.

Bieleta Original + Buchas de Hilux em PU

Terminal de Direção de Gol + Buchas de Hilux em PU refuradas

Serviço Finalizado!

7 comentários:

  1. Boas dicas! Toxic, voce consegue um tutorial de como soltar o painel pra tirar e reparar as aletas de ar?

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    1. Opa, você diz as aletas do ar condicionado? As centrais? O painel inteiro eu não sei como desmontar (ainda rs) nem conheço tutorial. Agora, a menos que você tenha alguma coisa em mente pra resolver, ali é frágil mesmo, uma vez li de um cara que comprou novo e dois dias depois tava quebrado de novo... rs Então, o ideal ali é, ou você desenvolve algum conserto definitivo, ou fazer como estava no meu, todas as aletas travadas com cola verticalmente pra frente, permitindo apenas movimentação horizontal. Nesse caso, não precisa desmontar, só pingar cola. =)

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  2. Muito bom e de grande importância essa informação, aqui em Recife tem pouco mecânico que mexe com vitara que na verdade eles não tem interesse em realizar este tipo de serviço, farei o serviço depois dessa dica é o melhor a custo zero de mão de obra.

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  3. Estou precisando da solenoide da marcha então do carburador do Vitarinha 91

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